+ 22°C
Netburgo

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, VIGILÂNCIA SANITÁRIA E EPIDEMIOLOGIA INTENSIFICAM AÇÕES NO COMBATE E PREVENÇÃO A ESCORPIÕES EM ARCEBURGO – MG. Manter seu quintal limpo, sem lixo ou entulho é…

Casa / Arceburgo

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, VIGILÂNCIA SANITÁRIA E EPIDEMIOLOGIA INTENSIFICAM AÇÕES NO COMBATE E PREVENÇÃO A ESCORPIÕES EM ARCEBURGO – MG. Manter seu quintal limpo, sem lixo ou entulho é…

Encontro: Feb 20, 2020
Autor: netburgo 8 Nenhum comentário

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, VIGILÂNCIA SANITÁRIA E EPIDEMIOLOGIA INTENSIFICAM AÇÕES NO COMBATE E PREVENÇÃO A ESCORPIÕES EM ARCEBURGO – MG.

Manter seu quintal limpo, sem lixo ou entulho é primordial. Se não tem lixo, não terá barata e outros insetos para o escorpião se alimentar

A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as visitas domiciliares e os trabalhos de orientação visando o combate ao escorpião, embora este trabalho seja feito o ano todo em Arceburgo MG.
Nosso trabalho é identificar locais que possam abrigar esses animais peçonhentos e, principalmente, orientar a população sobre como prevenir o aparecimento e como agir em casos de acidentes.

Quem é o escorpião

Há mais de duas mil espécies de escorpião. Na nossa região, é encontrado a de corpo amarelo, que é venenoso. Os escorpiões vivem em locais secos, próximos a lixos e entulhos ou locais onde há baratas, grilos, carrapatos, pulgas e outros insetos que são seu alimento preferido. Seus locais preferidos são frestas em paredes, pilhas de telhas, tijolos, madeiras e até no carvão da churrasqueira.

O que fazer?

Em primeiro lugar, vale a prevenção. Manter seu quintal limpo, sem lixo ou entulho é primordial. Se não tem lixo, não terá barata e outros insetos para o escorpião se alimentar. Se não tem entulho ou coisas amontoadas, não tem lugar para o escorpião viver. Vale também ser vigilante em relação aos seus vizinhos de bairro, pois os escorpiões transitam de uma casa para a outra. Todos tem que manter as casas, quintais e terrenos limpos.

O escorpião é perigoso?

O escorpião possui veneno, em quantidade bem pequena em relação, por exemplo, a uma cobra, mas pode ser fatal em certos casos. “Na maioria dos casos a picada do escorpião causa dores apenas no local da picada, por que é uma quantidade pequena de veneno. Em pessoas onde há uma predisposição à reação do veneno, os casos podem se agravar, havendo a necessidade de aplicação do soro antiescorpiônico e outros procedimentos.

Como exemplo, é o caso da abelha. A picada dói e causa desconforto e alergia local e, se tratada adequadamente, não provoca complicações. Mas em pessoas com predisposição, ou seja, pessoas com alergia ao veneno da abelha, uma única picada pode ser fatal, pois o veneno atinge o sistema nervoso e causa choque anafilático. “É a mesma situação do escorpião.

Como proceder

Em caso de eventual contato e acidente com escorpião, a pessoa deve lavar o local com água e sabão e procurar atendimento imediatamente o nosso Pronto Atendimento Municipal. O cidadão picado não deve procurar o Posto de Saúde ou as UBSs, e sim o Pronto Atendimento Municipal. No Pronto Atendimento, os Médicos e Enfermeiros iniciarão o protocolo de atendimento, avaliando o paciente e tomando as medidas necessárias.

Fonte : @saudearceburgomg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *